domingo, 31 de agosto de 2008

Papagaio-do-mar


Esta especies não é comum no norte de Portugal, mas despertou-me a atenção quando em Abril, talvez Maio aquando de uma pesca com buldo, eu e mais 2 companheiros avistamos o animal, na escuridão, na areia mas não o identificamos, apenas chamou-nos a atenção a maneira como se deslocou da areia entrando directamente na água.


Foi então que vimos que não era um maçarico e seria uma especie diferente. Mesmo com o mar bastante mexido, o papagaio-do-mar deslocava-se muito bem na água, ao que vimos que seria uma ave maritima mas de vez em quando o mar enviava-o para terra e aí desconfia-mos que algo se passava de errado com o animal, mas entretando no escuro da noite deixa-mos de o avistar.

Passado algum tempo e enquanto arrumava-mos o material nos carros, aparece-nos um dos pescadores que ali estavam a pescar ao fundo e com quem estivemos a falar sobre a ave que tinhamos visto, com o animal nas mãos mas como infelizmente tinhamos previsto ele não estava bem, não se conseguindo manter de pé nem lutando contra os humanos que o seguravam. Um dos meus amigos como é dono do bar da praia de Moreiró ainda foi buscar uma caixa e toalhas para o manter mais quente mas em poucos minutos a ave morreu, é pena porque era um animal lindissimo. Espero ver esta ave mais vezes em Labruge, mas sinceramente espero que em condições mais felizes.


Quando observado de perto, o seu bico triangular grosso e colorido, com tons de amarelo e vermelho, é a característica mais diagnosticante deste alcídeo. O seu corpo pequeno, rechonchudo, e o padrão preto e branco (tal como os restantes alcídeos) permitem separá-lo das tordas-mergulheiras e dos airos, assim como o padrão escuro na parte inferior das asas. O seu voo é muito rápido e linear, perto da superfície da água, podendo ser observadas «escolas» de algumas unidades até dezenas destas aves, ou seja, formações alinhadas.


Dado ser o alcídeo mais pequeno, pode facilmente passar despercebido sobretudo porque ocorre a alguma distância da costa. No entanto, quando em passagem migratória pode ser observado em grandes quantidades com mais de 1000 aves por hora. Inverna nas águas costeiras do nosso território, sendo mais comum a sul e junto à costa algarvia, que a norte. Em passagem, pode ser encontrado ao longo de toda a costa portuguesa continental. Ocorre entre Outubro e Abril, sendo estes extremos temporais as melhores alturas para observar a passagem do papagaio-do-mar.

Sem comentários: