domingo, 13 de julho de 2008

Bodiões

Na minha zona se falarem em bodiões ninguém sabe o que são, mas se falar-mos em sarrões, margotas ou turdos, já toda a gente conhece, por isso queria-vos falar um pouco sobre o peixe que mais costumo pescar, não porque queira mas porque eles devem ter um gosto especial pelos meus anzois.

Sarrões
Esta especie é a mais comum, de cor verde/azulado é das 3 a que costuma ter menor tamanho.









Margotas
A margota de tons mais acastanhados, também se costuma pescar com certa facilidade, quase tanto como os sarrões, mas com tamanhos relativamente maiores.








Turdos
Os turdos de cor mais avermelhada é pescado em muito menos quantidades que os sarrões e margotas, mas dos 3 é sem dúvida a que atinge maior tamanho, pescando-se ás vezes bons exemplares.









Os bodiões por serem de facil ferragem e de haver grandes quantidades, não têm para mim muito valor na pesca desportiva, até porque a luta que eles dão é quase nula, mesmo os de bom porte. Na caça submarina. á muito que já desisti de os caçar, por serem demasiado curiosos, eles proprios quase que se enfiam pelo arpão adentro, caçando apenas os maiores exemplares. Os bodiões apesar de já ter pescado um ou outro de noite, são peixes que comem exclusivamente de dia, e preferencialmente com o mar calmo ou pouco mexido. Quanto ao isco, tirando a sardinha, eu lembro-me de os pescar com quase todos os iscos, em especial com qualquer tipo de bicha ou moluscos.

Quando fiz uma pesquisa na internet, fui surpreendido com mais de 500 especies de bodiões, mas estas 3 pertencem á familia Labridae e á especie Labraus Bergylta conhecidos como bodião-vulgar, quanto ao seu territorio existe um pouco por todo o Mundo, mas preferem especialmente o meu pesqueiro.

1 comentário:

Unknown disse...

ha ca para cima um peixe a que chamam de lucinha, sabe dizer-me que peixe é?
na internet nada encontrei.obrigado!