sábado, 12 de julho de 2008

Labruge


Labruge é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila do Conde, com 5,75 km² de área e 2 500 habitantes (2001). Densidade: 429,9 hab/km².
Dista cerca de 18 Kms a Norte da cidade do Porto e 11 a Sul da cidade de Vila do Conde – sede de concelho – junto ao oceano Atlântico, sendo a última freguesia a Sul deste concelho banhada pelo oceano.
Tem como vizinhos mais próximos as freguesias: Vila-Chã, a Norte; Modivas, a Este; Aveleda, a Sudeste; Lavra, freguesia do concelho de Matosinhos, a Sul.


Heráldica
A bandeira de Labruge:
Fundo amarelo, predominância da cor mais significativa da heráldica (vieiras)
Vieiras: alusão ao orago da freguesia – S. Tiago
Espiga de trigo: a fertilidade da terra
Ondas azul e verde: o mar a poente e o rio a sul
Coroa mural com três torres: indica tratar-se de uma freguesia.

Toponímia
Para a origem toponímica da freguesia existem várias hipóteses mas todas elas pouco credíveis. Um sacerdote, no séc. XIV, definia a sua origem como Labrica por em tempos remotos ter vivido aqui o povo labricano. Outro sacerdote atribui a sua origem a "labore" - do latim trabalho, obra - por considerar os seus paroquianos pessoas de trabalho. Uma que poderia ser mais viável seria a junção de "arrugio"(regato, pequeno rio) com lavra (freguesia vizinha do concelho de Matosinhos) de que resultaria Labruge não fosse o termo "arrugio" um termo muito usado no Sul de Portugal e não no Norte. Ademais, como se poderia justificar as variantes labrugeiro, labrujó e a existência de outras povoações em outros concelhos distantes com o mesmo nome, e que não têm por vizinhos outra localidade de nome Lavra?
Em meu entender, o nome da freguesia de Labruge foi-lhe emprestado pelo rio Onda, que nasce na freguesia de Guilhabreu, na "Poça do Inferno", e onde é conhecido por rio de Moures. Esta pequena linha de água corre terras de Malta, Vilar e de Modivas até chegar a Labruge. Em tempos muito recuados teria nas suas margens árvores de ?????????. Sabemos que na sua génese se chamava Labrugia, topónimo latinizado que no português antigo significava ???????. Ora, sabendo que é normal e frequente o nome de uma localidade estar associado a algo que nela existiu ou aconteceu, podemos acreditar que este rio fosse conhecido como rio de labrugia, ficando estas terras conhecidas por terras de labrugia, mudando fonética e gráficamente no decorrer dos tempos até chegar a Labruge.

1 comentário:

João Rodrigues disse...

Este pequenino texto é uma introdução ao trabalho de pesquisa efectuado por João Rodrigues e que relata, de forma sucinta, a história de Labruge desde os tempos da cultura castreja até aos nossos dias.