quarta-feira, 23 de julho de 2008

O tronco

O tronco já faz parte da paisagem de Labruge, este tronco já está na praia do Fornelo á varios anos, penso que ninguém se deve lembrar á quantos, a unica coisa que me lembro é que passou algum tempo noutra posição, depois com as marés mais fortes deslocou-se para esta mais acima mas penso que irá acabar os seus dias aqui. O tronco, com certeza, com um peso de varias toneladas, a meu ver deveria fazer parte de alguma carga de alguma embarcação com destino o porto de Leixões, não muito longe daqui, mas ao certo ninguém sabe, o que é certo é que andou no mar á deriva e acho que por felicidade não fez estragos, porque de noite e com a mã visibilidade no mar, se fosse de encontro a uma embarcação com certeza que fazia muitos danos.

Pelo que me apercebi, e não percebendo nada de tipos de madeira, cheguei á conclusão que esta madeira será madeira tropical. Que é madeira de qualidade, penso não haver duvidas, já que aos anos que o tronco está aqui e pouco sofreu com a erosão, mais uma prova disso, foi a de alguém tentar cortar o tronco com uma moto-serra para poder levar os toros para casa, mas pelo que soube apenas conseguiu cortar um pequeno bocado em que gastou mais em gasolina do que valia realmente o toro.Já que o tronco não serviu para aquecer ninguém no Inverno, ouve alguém que ao ver o tronco, apercebeu-se que estava ali materia-prima para a sua obra, como não sou critico de obras de arte, não vou comentar, mas no fundo ao estar diferente penso que chama a atenção das pessoas e só por isso já é uma mais valia. A obra de arte é produção de um artista desconhecido, não fosse ele estrangeiro, holandês ou alemão dizem as pessoas, mas felizmente deixou a sua assinatura com um endereço de internet, 2fine4art.net, lê-se no tronco. Eu aproveitei para fazer uma pesquisa, e descobri que o artista se dá pelo nome de Wolf Schaefer, para ele os meus parabéns pela sua arte e dedicação.
Espero que o tronco dure muitos anos e que se mantênha por aqui.

2 comentários:

Pixel disse...

boas!
conheci ontem o tronco e reparei tambem no endereco e ca vim ter.
depois de falar com gentes locais e pescadores, descobri que esse tronco fez parte de uma carga de um navio e que caíram pelo menos mais 10 que deram a costa entre Matosinhos e Póvoa, mas todos os outros foram levados por ficarem em zonas de mais facil asseço. disseram-me tambem que la esta a mais de 10 anos e tambem que qando o mar sobe muito é possivel velo a deriva, voltando sempre a mesma praia. As fotos que la tirei mostram que o tronco real mente muda de posição. Espero lá voltar muito em breve porque todo o local é muito interessante.È recomendavel a preservação.

Unknown disse...

Olá!

O artista é norueguês e tem como nome artístico Wolfsmoon. Esteve a viver durante algum tempo em Labruge e interessou-se pela zona, que de facto é magnífica, e após pedir a devida autorização às autoridades competentes iniciou um projecto artístico utilizando o tronco. A ideia será fazer uma "Barca das Almas" e se quiserem mais informação sobre isso podem pesquisar no site dele. Da mesma forma que o mar depositou esse "pedaço" de madeira exótica na praia de Labruge pode o levar a qualquer momento, pois é uma força da Natureza! O que posso testemunhar é que infelizmente a obra, que como muitas não são compreendidas, nem respeitadas e como tal tem sofrido actos de vandalismo. O autor sempre que tem possibilidade viaja para Portugal afim de continuar o seu trabalho, respeitando uma das condições impostas pelas autoridades nunca em época balnear! Fico muito feliz por perceber que há pessoas que respeitam o trabalho artístico e valorizam a natureza, pois sei que o intuito do artista é mesmo esse!