terça-feira, 26 de agosto de 2008

Peixe-Porco

Ontem apanhei mais uns peixinhos, e destaco estes dois exemplares de peixe-porco.São peixes que quase ninguém conhece, mas andam por aqui no meu território, embora seja raro encontrá-los pois são mais comuns no Sul e na Galiza. Mas eu sei onde eles andam e fui fazer uma visitinha ao local, onde estavam meia dúzia nadando ao sabor da maré. Escolhi como sempre os maiores e os outros ficaram a crescer para a próxima visita .



É um peixe que não aparece nas bancas das lotas (fui mesmo eu que apanhei ), mas que tem um grande valor gastronómico. A sua preparação é difícil, pois a sua pele parece couro, e só de alicate se consegue tirar, mas a carne é rija, branca e sucolenta.Geralmente como este peixe com arroz (tipo arroz de tamboril), mas pode ser grelhado na brasa ( sem tirar a pele ) ou em caldeirada.

Abraço e boas caçadas (nem que seja na mesa)

2 comentários:

JNunes disse...

Sou do algarve e por lá aparece muito. Sugiro que retire os filetes do peixe e frite numa polme de ovo e farinha acompanhado por arroz de tomate. Com um pouco de sumo de limão fica com um manjar dos deuses.

Abraço!

joaodiogonunes@hotmail.com

Rodrigo Zacarias disse...

Boas,

Antes de mais quero dizer que tem aqui o começo de um grande e bom BLOG de pesca.

Os meus parabens.

Abraço