sábado, 26 de julho de 2008

S.Tiago


Santiago Maior (muito raramente, Santiago, o Grande), também chamado Santiago de Compostela (martirizado em 44 da nossa Era), foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outros santos de nome Tiago, como o apóstolo Santiago Menor, e ainda Santiago, o Justo. Padroeiro da freguesia a que dá o nome, S.Tiago de Labruge.

Muitos são os que crêem que Santiago tenha visitado a província romana da Hispania, e pregado a doutrina cristã, antes de regressar à Judeia e ser martirizado. Segundo uma tradição, o seu corpo teria sido então transportado para a Espanha, e sepultado na Galiza, no lugar de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de Compostela). No entanto, não há provas que permitam corroborar esta tradição. Certo é que em 814, na Galiza, um eremita (seu nome Pelaio), seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo umas relíquias, e estas foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo. Sobre essa tumba viria a ser erguida a Catedral de Santiago de Compostela. Por isso mesmo, Santiago tornou-se o santo patrono, primeiro da Galiza, depois de toda a Espanha, e o seu santuário em Santiago de Compostela tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão, sobretudo na Idade Média. O caminho de Santiago passou por isso a designar um conjunto de rotas, pejadas de albergues e hospícios dedicados ao santo, que cruzavam a Europa Ocidental até Santiago de Compostela, através do Norte de Espanha.

De acordo com outras tradições, Santiago teria aparecido miraculosamente em vários combates travados em Espanha durante a Reconquista Cristã- Batalha de Clavijo, em 844 - sendo a partir de então apelidado de Matamoros (Mata-Mouros). Santiago y cierra España foi desde então o grito de guerra dos exércitos espanhóis. Santiago foi também protector do exército Português até à crise de 1383-1385, altura em que o seu brado foi substituído pelo de São Jorge.
Santiago é aceite como santo por todas as confissões cristãs. É festejado a 25 de Julho, nas Igrejas Católica e Luterana. Os ortodoxos comemoram-no a 30 de Abril, os coptas a 12 de Abril, e os etíopes a 28 de Dezembro. Tiago, para além de Patrono da Galiza e da Espanha, é também o santo protector dos cavaleiros, dos peregrinos, das peregrinações e dos caminhos; do exército espanhol; de inúmeras profissões: camionistas, chapeleiros, fabricantes de peles, tanoeiros, farmacêuticos, veterinários…; do Chile, da Guatemala e da Nicarágua, Colômbia, Cuba, México, Peru para além de inúmeras localidades ibero-hispanas; é também invocado para a prosperidade das macieiras e outras árvores de fruto e contra o reumatismo.


Sem comentários: